Como já abordada na definição, um Contratenor é um cantor que alcança, via falsete ou voz natural, a tessitura (extensão vocal) de sopranos, mezzo-sopranos ou contraltos.
Embora pouco difundidas e sem consenso, existem subclassificações da voz contratenor:
Segundo a Wikipedia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sopranista):
"Um sopranista é um cantor masculino que é capaz de cantar na tessitura vocal de uma soprano geralmente através do uso de voz de cabeça ou produção vocal. Em casos raros, um homem adulto pode ser capaz de cantar na faixa soprano usando sua normal ou voz modal e não falsete devido a endocrinológicos razões, como Radu Marian, ou como resultado de uma laringe que não foi completamente desenvolvida, como no caso de Michael Maniaci."
Chamamos de voz "modal" ou "normal" o cantor que não se utiliza do falsete para atingir notas da região de soprano. O falsete é uma variação de posicionamento da laringe, que permite a emissão de sons agudos, parecidos com a voz feminina natural. Alguns muito raros cantores, possuem os agudos naturais, e assim como os castrados, não tiveram alteração hormonal natural de sua voz, deixando-a com características de voz branca ou feminina. Geralmente estes cantores também não tem voz grave ao falar, sendo natural sua emissão (sem falsetes).
"O sopranista é capaz de cantar no soprano alcance vocal que é de aproximadamente entre C3 e C5 , embora às vezes pode se expandir um pouco mais ou menos. Homens de todos os tipos de voz podem possuir uma grande variedade de timbres por meio do falsete, necessária para produzir uma voz contralto , mezzo-soprano e soprano. Alguns contratenores podem cantar até as tessituras vocais femininas usando o registro modal e não precisam empregar qualquer falsete. No entanto, esta extensão não chega até a parte superior do intervalo de sopranos indo mais longe do que E5 ou F5. Portanto, sopranistas devem em algum ponto, empregar falsete para cantar notas na parte superior da tessitura de soprano."
Como o próprio nome sugere, o sopranista ou soprano masculino, pela sua voz natural ou pelo falsete, alcança as notas mais altas que seres humanos podem emitir, tornando-os aptos a cantar peças consagradas como "A rainha da noite" da ópera "A flauta mágica" de Mozart, onde as notas chegam até F5, o que é bem raro. O cantor Edson Cordeiro é um exemplo. Mas, é sempre bom lembrar, árias femininas comumente não são encenadas por homens em óperas, apenas específicas para contratenores. Como no exemplo, nosso Edson Cordeiro nunca participou de uma ópera, no entanto, sempre cantou árias de ópera de sopranos, fora das óperas, fazendo muito sucesso.
"Normalmente, o termo "soprano" se refere a cantoras, mas às vezes o termo "soprano masculino" tem sido usado por homens que cantam na faixa vocal de soprano usando falsete em vez da voz modal. Esta prática é mais comumente encontrada no contexto da música coral, na Inglaterra. No entanto, esses homens são mais comumente referidos como contratenores ou sopranistas. A prática de se referir a contratenores como "sopranos masculinos" é um tanto controversa dentro dos círculos pedagógicos vocais, pelo motivo que homens não produzem som da mesma forma fisiológica que sopranos femininas fazem. Apenas exceções como Michael Maniaci e Radu Marian podem se referir a si mesmos como verdadeiro homens sopranos, porque eles são capazes de cantar na faixa vocal soprano usando a voz modal. Maniaci é capaz de fazer isso porque sua laringe nunca foi totalmente desenvolvida como fazem as vozes de outros homens durante a puberdade."
SOPRANISTAS FAMOSOS
Chris Colfer
Simone Bartolini
Aris Christofellis
Vyatcheslav Kagan-Paley
Adam Lopez
Michael Maniaci
Angelo Manzotti
Radu Marian
Tomotaka Okamoto
Brian Charles Rooney
Vitaliy Vladasovich Grachov (Vitas)
Philippe Jaroussky
Segundo a Wikipedia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Contratenor):
Contratenor é um cantor masculino que canta, utilizando falsete (ou até voz modal em casos raros) , numa tessitura correspondente ou cujo alcance vocal é equivalente à da contralto ou mezzo-soprano. O contratenor não é igualado a um castrado, nem no som, nem no alcance vocal. Vale também observar que falsete quer dizer 'falso', ou seja, é um som que um cantor treinado emite através do controle e não da voz natural, porque fisiologicamente, homens não podem emitir o mesmo som que cantoras pela diferença do tamanho das pregas vocais. Ainda assim há controvérsias se seria um falsete mesmo, uma vez que um homem pode possuir a região chamada de "voz de cabeça" tão alta quanto a de uma cantora.
Portanto, apenas se igualam aos antigos castrados, em qualidade sonora, os contratenores (assim como os sopranistas) que não tenham tido a alteração vocal hormonal na puberdade. O canto em falsete tem sonoridade própria, diferente dos castrados e das mulheres.
Como se percebe, a diferença de um sopranista para um contratenor é apenas o alcance vocal.
Enquanto um sopranista pode alcançar notas até F5, um contratenor, assim como uma contralto ou uma mezzo-soprano, terá um alcance mais limitado em agudos e mais expandido em graves.
Como a voz contratenor (ou sopranista) é bem rara, e se modifica com a idade dos cantores, se convencionou a serem chamados contratenores todos os homens que cantam em notas de alcance feminino, não importando o tamanho da sua extensão vocal.
CONTRATENORES FAMOSOS
Alfred Deller
Edson Cordeiro
Farinelli
Russell Keys Oberlin
John Holiday
Luís Peças
Jakub Jozef Orliński
Michael Maniaci
Franco Fagioli
Filipe Catto
Ney Matogrosso
Derek Lee Ragin
João Paulo Ferreira
Bejun Mehta
René Jacobs